Dia do Guia de Turismo: Jacobina tem o que comemorar

As diversidades culturais e os atrativos turísticos dão a Jacobina condições de destaque

Repleta de belezas naturais e diversidades culturais, o município de Jacobina, no Centro-Norte baiano, se destaca quando o assunto é Turismo. O vasto calendário festivo, com eventos públicos e privados, aquece a economia local e fortalece o Turismo e os seus atores.

Os guias de turismo, função celebrada nesta terça-feira (10), Dia do Guia de Turismo, estão ligados diretamente ao setor do Turismo. Esses profissionais ajudam a tornar ainda mais mágico o ‘desbravar’ de Jacobina.

Com cadastros na Diretoria Municipal de Turismo, o município conta oficialmente com 10 guias de Turismo, 20 condutores de Turismo e 40 condutores Ambientais, organizados na Associação de Condutores Ambientais e Guias de Itaitu e Associação Payayá de Condutores e Guias.

Para o diretor de Turismo de Jacobina, Túlio Simões, o guia de Turismo é um profissional que enriquece o conhecimento do turista, com histórias, cultura e meio ambiente. “Ele orienta com segurança os melhores destinos e roteiros turísticos para que o visitante tenha uma aventura segura e com detalhes de informações do destino. Parabéns a todos os Guias de Turismo”, ressaltou Simões.

A gestão do prefeito Tiago Dias tem fortalecido as associações de guias de Turismo do município, com apoio na estruturação e infraestrutura dos espaços turísticos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas que chegam ao município.

Sobre o Guia de Turismo

A profissão de guia está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o Guia de Turismo tem de ser um profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para exercer a profissão.  A única profissão na área regulamentada por lei é o Guia de Turismo.

O guia de turismo é o profissional responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.

A profissão de guia de turismo pode ser classificada da seguinte forma: Guia regional, guia especializado em atrativos naturais, guia nacional e guia internacional.

Turismo em Jacobina

Dentre os seus encantos naturais estão a Vila de Itaitu – conhecida como o Parque das Cachoeiras com mais de 40 quedas d’água -, o Caminho Real, Cachoeira dos Alves, a Rota Quilombola na Comunidade do Brito, Itapeipu, a Igreja das Figuras, dentre outros.

Já na lista das manifestações culturais, Jacobina conta com a bicentenária Marujada e os Cão (manifestação única no Brasil). O município tem ainda um vasto calendário de eventos: Open de Voo Livre, Natal, Réveillon, Cicloturismo, Micareta, Santo Antônio, Feira de Artesanato, Corrida Duque de Caxias e etc.

Os interessados em saber mais sobre os atrativos e as ações da Diretoria de Turismo podem acompanhar a página @direturjacobina.

Prefeitura Municipal de Jacobina

Mais notícias e informações, siga o perfil da @prefeiturajacobina nas redes sociais:

https://www.facebook.com/prefeiturajacobina/
https://www.instagram.com/prefeiturajacobina/
http://www.twitter.com/PrefJacobina/

Fonte: Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.